DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO VIA WEB, POR CICLOS DE VIDA
Palavras-chave:
Prontuário eletrônico, Sistemas de informação, Sistema Único de SaúdeResumo
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em Unidades de Atenção à Saúde é uma alternativa eletrônica para armazenamento e recuperação das informações na área da saúde. O prontuário eletrônico consiste em um arquivo digital contendo todo o histórico clínico, dispensando a utilização de arquivos impressos em todas as etapas do seguimento do paciente. O prontuário é o ponto central de todas as atividades de um sistema de informação em saúde. Assim, esse instrumento, além de melhorar a qualidade dos serviços, pode reduzir os custos. As informações veiculadas por meio dessa ferramenta podem ser acessadas em tempo real para o planejamento e o acompanhamento de atividades assistenciais, permitindo o aperfeiçoamento da organização do trabalho em equipe interdisciplinar do Sistema Único de Saúde. Essas informações podem ser subsídios para agilizar a tomada de decisão clínica e melhoria da qualidade da assistência pelos profissionais de saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um programa de prontuário eletrônico interdisciplinar via Web, por ciclos de vida, que possa se constituir futuramente, após todos os trâmites éticos, numa ferramenta para o cuidado interdisciplinar nas Unidades de atenção à saúde. Este instrumento vai permitir realizar os cuidados dos pacientes por vários membros da equipe multidisciplinar, favorecendo a aproximação dos profissionais e garantindo a integralidade da assistência.Referências
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resoluções 1638/2002 e 1639/2002. Disponível em:http://www.portalmedico.org.br/. Acesso em: 01 mar. 2012.
LOPES DIAS, J. A utilização do prontuário eletrônico do paciente pelos hospitais de Belo Horizonte. 2006. 130f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação). Escola de Ciências da Informação, UFMG, Belo Horizonte.
MASSAD et al. O Prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico. São Paulo: H. de F. Marin, 2003. p. 173-182.
MASSAD, E.; AZEVEDO NETO, R. S. Prontuário Eletrônico do Paciente: Definições e Conceitos. In: MASSAD et al. O Prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico. São Paulo: H. de F. Marin, 2003. p. 1-20.
MOTA, F.R.L. Prontuário eletrônico do paciente: estudo de uso pela equipe de saúde do Centro de Saúde Vista Alegre. 2005. (Mestrado em Ciência da Informação) Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte.
SILVA, S.H.; CUBAS, M.R.; FEDALTO, M.A.; SILVA, S.R.; LIMA, T.C.C. Estudo avaliativo da consulta de enfermagem na Rede Básica de Curitiba, PR. Rev. Esc. Enferm. USP, v.44, n.1, São Paulo Mar. 2010.
VASCONCELLOS, M.M.; MORAES, I.H.S; CAVALCANTI, M.T.L., 2001. “Política de Saúde e Potencialidades de Uso das Tecnologias de Informação”. Saúde em Debate, v.26, n.61, p.219-35, 2002.