INFORMATIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CLASSE ESCOLAR UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Allison Vieira Araújo Unifenas
  • Fernando Azevedo Unifenas
  • Silas Prado Silva Unifenas
  • Thales Toledo Unifenas
  • Marcos Alberto de Carvalho Unifenas

Palavras-chave:

educação – diário de classe – auxílio pedagógico, linguagem CSharp, ASP.NET MVC

Resumo

Com o crescimento vasto, acelerado e abrangente da internet, os computadores, tablets, smartphones entre outros dispositivos móveis tornaram-se ferramentas poderosas que transmitem informações. No ambiente educacional, o uso de um diário de classe escolar ainda é imprescindível, mesmo que de forma manuscrita para obtenção e manuseio das informações sobre os alunos durante o período de ensino; de forma fácil e intuitiva a aplicação Web Diário de Classe Escolar Online, reformulará o modo com que os professores obterão o controle sobre a vida escolar dos alunos, tornando os aparelhos eletrônicos que dispõe de conexão com a Internet indispensáveis para este novo mecanismo. Com isso, o propósito desse trabalho foi o de apresentar uma ferramenta que possa servir como auxílio aos professores. Para tal, foi utilizada a linguagem CSharp em conjunto com a tecnologia ASP.NET MVC. Tal tecnologia permitiu o desenvolvimento de um software distribuído utilizando a Internet, permitindo assim manusear diversas informações. Os professores acessam a aplicação através de um navegador WEB, sendo possível ter controle de todas informações dos alunos, tais como: notas, faltas e atividades propostas pelos docentes. Os resultados e informações são armazenados em um servidor Web no qual serão obtidos quaisquer relatórios sobre a vida escolar dos alunos.

Referências

MILETO, Evandro Manara; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro. Desenvolvimento de Software II: Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML,CSS, JavaScript e PHP. Bookman Editora, 2014

NIELSEN, Jakob; HOA, Loranger. Usabilidade na Web: Projetando websites com qualidade. 1 ed. Rio de Janeiro, 2007, 115 p.

PAYNE, Chris; Aprenda em 21 dias Asp.net: Editora Campus. São Paulo, 2001, 3p.

LOTAR, Alfredo; Como Programar com Asp.net e C#. Editora Novatec, 2d, São Paulo, 2010, 27p.

PAYNE, Chris; Aprenda em 21 dias Asp.net: Editora Campus. São Paulo, 2001 8p.

REENSKAUG, Trygve M. H. MVC XEROX PARC.1978. Disponível em: <http://heim.ifi.uio.no/~trygver/themes/mvc/mvc-index.html>. Acesso em: 1 janeiro de 2015.

SANTOS, Isaias et al. Possibilidades e limitações da arquitetura mvc (model – view – controller) com ferramenta ide (integrated development environment). 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, Mg.

GAMMA, Erich et al. Padrões de Projeto: soluções reutilizáveis de software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

ZEMEL, Tárcio. MVC (Model – View – Controller). 2009. Disponível em: <http://codeigniterbrasil.com/passos-iniciais/mvc-model-view-controller/>. Acesso em: 7 novembro de 2014.

MACORATTI, José Carlos. Padrões de Projeto: Design Patterns. 15 mai. 2002a.. Disponível em: <http://www.macoratti.net/vb_pd1.htm>. Acesso em: 20 de agosto de 2014.

FERREIRA, João Batista. Media Queries, Web Design Responsivo. O que são? 2013. Disponível em: < http://johnylab.net/?id=126>. Acesso em: 22 de agosto de 2014.

CARVALHO, João Antônio. Informática para Concursos: Editora Elsevier, 4 ed. 2009, 378p.

BROOKSHEAR, J. Glenn. Ciência da Computação: uma visão abrangente Editora Bookman, 7 ed, 2008, 122p.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos