CONCEITOS DE PROJETO NO DESENVOLVILMENTO MOBILE

Jonas Henrique Muniz Fontes, Gilberto Ferreira de Souza Júnior, Luiz Cláudio Dias Lucas, Ricardo Akio Noguti, José Cláudio de Sousa Reis

Resumo


Os conceitos de projeto foram criados pela engenharia de software para um importante finalidade, a elaboração de software com qualidade. Este trabalho tem como objetivo demostrar a aplicação de alguns conceitos de projeto no desenvolvimento de softwares web e mobile, com intuito de obter – se aplicações com qualidade. Foi utilizado para o desenvolvimento do trabalho o ambiente de desenvolvimento Visual Studio e a linguagem C# para o desenvolvimento web e Windows Phone, o ambiente de desenvolvimento Android Studio e a linguagem Java para o desenvolvimento Android e o banco de dados SQL Server em conjunto do conceito de Entity Framework. O trabalho foi realizado desenvolvendo-se softwares inicialmente sem utilização de qualquer conceito de projeto. Posteriormente foi aplicado o conceito de refatoração em todas as aplicações, incorporando ao código o conceito de independência funcional, encapsulamento de informações, modularidade e o padrão singleton. Conclui-se que com a utilização dos conceitos obteve-se aplicações mais concisas, com maior facilidade de manutenção e com maior qualidade. O trabalho permitiu demonstrar as vantagens obtidas com a aplicação dos conceitos de projeto para o desenvolvimento mobile.


Palavras-chave


conceitos de projeto; engenharia de software; desenvolvimento mobile

Referências


CYBIS, Walter de Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina, Engenharia de Software – INE 5322. Disponível em: Acesso em: 15 outubro 2014.

DEBONI, José E.Z. Modelagem orientada a objetos com a UML. São Paulo, Futura, 2003.

FABRÍZZIO, Alphonsus A. M. N. Soares, Universidade Federal de Goiás. Padrões de Projeto. Disponível em: Acesso em: 15 outubro 2014.

FOWLER, Martin, Refatoração: aperfeiçoando o projeto de código existente. Porto Alegre. Bookman Editora, 2004.

GOULART, Reane Franco, Refinamento. Disponível em: Acesso em:17 outubro 2014.

LEITE, Julio Cesar Sampaio do Prado, Níveis de Abstração. 2007 Disponível em:

Acesso em: 17 de outubro 2014.

MAYNARD, Jeff. PROGRAMAÇÃO MODULAR – Modularidade. 1. Ed. Rio de Janeiro. Editora S.A, 1972.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software – Uma Abordagem Profissional. 3. Ed. Porto Alegre. MAKRON Books do Brasil Editora Ltda, 1995.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software – Uma Abordagem Profissional. 7. Ed. Porto Alegre. AMGH Editora Ltda, 2011.

SHAW, Mary, GARLAN, David; Software Architecture. Perspectives on an Emerging Discipline. Prentice Hall, 1996.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8 Ed. São Paulo. Pearson, 2007.

SONNINO, Bruno, Microsoft MVP (Most Valuable Professional). Programação Orientada a Aspectos. Disponível em: Acesso em: 12 outubro 2014.

SOUZA, Ana C.S; BARROSO, Graccielle C; VINHAS, Hingriddi M. Refatoração: Aperfeiçoando um código existente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas.


Texto completo: Versão PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.