GLIFETOOL: WEBAPP DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR POR MEIO DO GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES DE GINÁSTICA LABORAL E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Autores

  • Roberson Junior Fernandes Alves UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ginástica Laboral, Qualidade de Vida, GLifeTool

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal descrever de forma objetiva e simples os resultados que a automatização, com o GLifeTool, do processo de gerenciamento, realizado manualmente, das atividades laborais realizadas na UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste, pode trazer. O GLifeTool é um webapp que atende as principais funcionalidades para a gestão da Ginástica Laboral(GL), destacando-se o processo dos cronogramas que o aplicador da GL utilizará. A metodologia para o desenvolvimento da webapp envolveu o acompanhamento de todo processo de desenvolvimento por uma professora e um aluno do curso de Educação Física, ambos responsáveis por executar as atividades da GL na universidade. Após a realização da modelagem e implementação do sistema foram realizados diversos testes funcionais com o acompanhamento destes profissionais. Ao final das atividades de teste, obtivemos o resultado e o feedback. Foram destacadas as facilidades em operar o sistema desenvolvido, a disponibilidade das informações necessárias para o adequado gerenciamento e execução da GL. O GLifeTool atendeu todos os requisitos descritos pelo solicitante, agora abrindo a possibilidade de continuidade na evolução das funcionalidades do sistema, visando a ampliação dos módulos que fazem parte das avaliações e análise dos resultados.

Referências

CodeIgniterUserGuideVersion 2.2.2. Disponível em: <http://www.codeigniter.com/userguide2/>. Acesso em: 20 mai. 2015.

LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003.

Materialize. Disponível em: <http://materializecss.com/>Acesso em: 20 set. 2015.

MEDEIROS, Higor. Introdução ao padrão MVC. Disponível em: < http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-padrao-mvc/29308>. Acesso em: 15 nov. 2015.

MENDES, Ricardo Alves; LEITE, Neiva. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. São Paulo: Manole, 2005. 208 p.

MESQUITA, Elisandria. O que é ginástica laboral e quais seus benefícios?. Disponível em: <http://personaltrainnerelisandria.blogspot.com.br/2011/11/o-que-e-ginastica-laboral-e-quais-seus.html>. Acesso em: 05 jun. 2015.

MINETTO, Elton Luís. Frameworks para Desenvolvimento em PHP. São Paulo: Novatec, 2007. 192 p.

NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 6 ed. Londrina: Midiograf, 2006.

NATIONS, Daniel. Web Application. Disponível em: <http://webtrends.about.com/od/webapplications/a/web_application.htm>Acesso em: 07 jun. 2015.

OLIVEIRA, Eva et al. Compreensão de aplicação web: O Provesso e as Ferramentas. Disponível em: < https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/577/1/CAPSI05eovf.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2015.

SILVA, Maurício Samy. Web design. São Paulo: Novatec, 2014. 332 p.

W3SCHOOLS. JQuery AJAX Methods. Disponível em: < http://www.w3schools.com/jquery/jquery_ref_ajax.asp>. Acesso em: 17 dez. 2015.

Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Artigos