GLIFETOOL: WEBAPP DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR POR MEIO DO GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES DE GINÁSTICA LABORAL E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Roberson Junior Fernandes Alves

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal descrever de forma objetiva e simples os resultados que a automatização, com o GLifeTool, do processo de gerenciamento, realizado manualmente, das atividades laborais realizadas na UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste, pode trazer. O GLifeTool é um webapp que atende as principais funcionalidades para a gestão da Ginástica Laboral(GL), destacando-se o processo dos cronogramas que o aplicador da GL utilizará. A metodologia para o desenvolvimento da webapp envolveu o acompanhamento de todo processo de desenvolvimento por uma professora e um aluno do curso de Educação Física, ambos responsáveis por executar as atividades da GL na universidade. Após a realização da modelagem e implementação do sistema foram realizados diversos testes funcionais com o acompanhamento destes profissionais. Ao final das atividades de teste, obtivemos o resultado e o feedback. Foram destacadas as facilidades em operar o sistema desenvolvido, a disponibilidade das informações necessárias para o adequado gerenciamento e execução da GL. O GLifeTool atendeu todos os requisitos descritos pelo solicitante, agora abrindo a possibilidade de continuidade na evolução das funcionalidades do sistema, visando a ampliação dos módulos que fazem parte das avaliações e análise dos resultados.


Palavras-chave


Ginástica Laboral; Qualidade de Vida; GLifeTool

Referências


CodeIgniterUserGuideVersion 2.2.2. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015.

LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003.

Materialize. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2015.

MEDEIROS, Higor. Introdução ao padrão MVC. Disponível em: < http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-padrao-mvc/29308>. Acesso em: 15 nov. 2015.

MENDES, Ricardo Alves; LEITE, Neiva. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. São Paulo: Manole, 2005. 208 p.

MESQUITA, Elisandria. O que é ginástica laboral e quais seus benefícios?. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2015.

MINETTO, Elton Luís. Frameworks para Desenvolvimento em PHP. São Paulo: Novatec, 2007. 192 p.

NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 6 ed. Londrina: Midiograf, 2006.

NATIONS, Daniel. Web Application. Disponível em: Acesso em: 07 jun. 2015.

OLIVEIRA, Eva et al. Compreensão de aplicação web: O Provesso e as Ferramentas. Disponível em: < https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/577/1/CAPSI05eovf.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2015.

SILVA, Maurício Samy. Web design. São Paulo: Novatec, 2014. 332 p.

W3SCHOOLS. JQuery AJAX Methods. Disponível em: < http://www.w3schools.com/jquery/jquery_ref_ajax.asp>. Acesso em: 17 dez. 2015.


Texto completo: Versão PDF Versão PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.