SISTEMA DE HELP DESK PARA TUTORIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Autores

  • Germano Lopes Unifenas
  • Laís Cristina Fernandes Unifenas
  • Celso de Ávila Ramos Unifenas

Palavras-chave:

informática na educação, ambientes virtuais de aprendizagem, Moodle, software-livre, help desk

Resumo

Diversos acontecimentos relevantes marcaram a história da informática na educação brasileira, como projetos governamentais, grandes seminários e conferências. Juntamente com estes acontecimentos, as mudanças pedagógicas e o surgimento de novas tecnologias e ferramentas educacionais passaram a acompanhar a realidades dos estudantes brasileiros, os quais passaram a utilizar estas tecnologias para os mais diversos fins na busca do conhecimento. O aumento da demanda pelo ensino a distância, acompanhada pelo avanço tecnológico das linguagens de programação, permitiram a criação de ferramentas online. Isso foi o que possibilitou ao usuário interagir coletivamente com os conteúdos disponibilizados nos primeiros ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) a partir da década de 90. Em 2001, o Moodle surgiu com a finalidade de contribuir para a prática de educação a distância (EAD) e do compartilhamento do conhecimento por meio da ideia do “software livre”, no qual ele poderia ser estudado, alterado e adequado às necessidades de cada usuário sem nenhum custo para isso e utilizando um modelo de organização, através da estrutura de blocos para programação do Moodle. O presente trabalho abordará o uso da computação na educação brasileira, os avanços e o desenvolvimento de novas tecnologias para a plataforma de aprendizagem Moodle, bem como a elaboração de uma ferramenta de suporte ao usuário, desta que é, a maior e mais utilizada plataforma de educação a distância atualmente em todo o mundo.

Referências

BACKES, L.; MENEGOTTO, D; SCHLEMMER, B. E. Ambiente virtual de aprendizagem: formação de comunidades virtuais? Revista Filosofia Capital, Rio Grande do Sul, vol. 2, ed. 4, 2007.

BRUGGER, R. Web Based Course Environments: an Overview. Universität Fribourg, 2000. Disponível em: <http://diuf.unifr.ch/people/brugger/papers/00_flashinfo/wbc-environmentsEN.html>. Acesso em: 01 nov. 2012.

CHAVES, E. O. C. Projeto Educom. Campinas: NIED, 1983. Disponível em: <http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/EDUCOM.htm>. Acesso em: 26 set. 2012.

DOUGIAMAS, M; Taylor. A journey into Constructivism. 1998. Disponível em: <http://dougiamas.com/writing/constructivism.html>. Acesso em: 17 out. 2012.

DOUGIAMAS, M.; Taylor, P. Moodle: Usando Comunidades de Aprendizes para criar um Sistema de fonte Aberta de Gerenciamento de Curso. Papel arbitrado, apresentado no EDMEDIA 2003. Disponível em: <http://dougiamas.com/writing/edmedia2003/>. Acesso em: 25 out. 2012.

DOUGIAMAS, M; Taylor. Improving the effectiveness of tools for Internet based education. Proceedings of the 9th Annual Teaching Learning Forum, 2000.

ESTROZI, L. F.; BATISTA NETO, J. E. S.; MARTIN, O. Programando para a Internet com PHP. Editora Brasport, p. 28, 2010.

FRANCO M. A.; CORDEIRO, L. M.; CASTILLO, R. A. F. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educação e Pesquisa, 2003.

GLASERSFELD; Von. E. An exposition of constructivism: Why some like it radical. Constructivist views on the teaching and learning of mathematics, p. 19 – 29, 1990.

HAGUENAUER, C. J.; LOPEZ, F. B.; MARTINS, F. N. Estudo Comparativo de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, vol. 2, n. 5, 2003.

IBOPE, Nielsen Online. Total de pessoas com acesso à internet atinge 77,8 milhões. 2012. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/4250/778-milhoes-de-pessoas-com-acesso-a-internet-no-brasil-segundo-o-ibope l/ >. Acesso em: 11 set. 2012.

LIMA, Andrade. Projeto Educom. M. C. M. A. Brasília: MEC/OEA, 1993.

M. H. PRETTO, Bonilla, Políticas brasileiras de educação e informática. Disponível em: <http://www.faced.ufba.br/~bonilla/politicas.htm>. Acesso em: 02 out. 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais para elaboração de material didático para ead no ensino profissional e tecnológico. 2007. Disponível em: <http://www.etecbrasil.mec.gov.br/gCon/recursos/upload/file/ref_materialdidaticm.pdf>. Acesso em: 21 set. 2012.

MOODLE. 2010. Disponível em: . Acesso em 15 out. 2012.

MOORE, M. G. Theory of transaction distance. In: KEEGAN, Ed. Desmond, Theorical principles of distance education. London: Routledge, 1993.

MORAZ, E. Treinamento prático em PHP. Universo dos Livros Editora LTDA, p. 14, 2005.

PHP. 2010. Disponível em: http://www.php.net/> . Acessado em 15 out. 2012.

ROCHA, H. V. et al. Projeto TelEduc: Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Educação a Distância, IX Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED. Trabalho Vencedor do Prêmio de Excelência ABED/EMBRATEL na categoria Pesquisa, 2002.

TIOBE. Software BV. TIOBE Programming Community Index for October 2012. Disponível em: <http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html>. Acesso em: 15 set. 2012.

V. R, GREGOLIN. Explorando conceitos matemáticos. Revista Tecnologias da Educação, vol. 1, n. 1, 2008.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do Computador na Educação. 1993. Disponível em: <http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1GGFLDMXV-1LQ3J4G-BJ3/ValenteDiferentesusosComputadoeducacao.pdf>. Acesso em 13 out. 2012.

VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

VALENTE, L.; MOREIRA, P. Moodle: moda, mania ou inovação na formação? V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2009.

XAVIER; G. F. C. Lógica de Programação. Editora Senac, p. 21, 2007.

Downloads

Publicado

2012-11-03

Edição

Seção

Artigos