DESENVOLVENDO APLICAÇÃO EM LINGUAGEM ABAP

Mario Marcondes Junior, João Paulo Tiengo, José Cláudio de Souza Reis

Resumo


Este projeto tem por finalidade demonstrar o desenvolvimento de um simulador ERP utilizando a linguagem ABAP demonstrando suas possibilidades e limitações. A linguagem ABAP foi desenvolvida para implementação e desenvolvimento do software da empresa Alemã SAP. A linguagem pode ser implementada proceduralmente como também orientada a objetos, cada função a ser criada como: criação de tabelas, criação de programas, criação de funções e outras mais, são executadas a partir de transações, assim acontece também na criação dos programas acessados pelo usuário, cada programa só pode ser acessado por uma transação ou por uma função de menu.

O Simulador ERP tem o objetivo de demostrar as funcionalidades, estruturas e sintaxe da linguagem ABAP em um projeto que reflete as funcionalidades de sistema ERP convencional, onde os departamentos são interligados e vincula seus dados em uma mesma base.

Foi desenvolvido tabelas para manutenção de quatro departamentos que são eles: departamento requisitante, departamento de compras, departamento fiscal e departamento de contas a pagar. O requisitante cria uma requisição com o material desejado assim o departamento de compras identifica a mesma e cria um pedido de compra com o fornecedor desejado, na próxima etapa o departamento fiscal registra a fatura para assim o departamento de contas a pagar fazer o pagamento e finalizar o ciclo.


Palavras-chave


linguagem, ABAP

Referências


COSTA, Márcio Brenner. ABAP passo a passo: aprenda a principal linguagem de programação SAP de forma rápida, clara e definitiva. 1. ed. Brasília, BR: Clube de Autores, 2010.

DCA, Departamento de Engenharia de Computação e Automação. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2013

DEVMEDIA, 10/03/2014. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013

DIGITALDEV – Pra quem gosta de programar. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013

HISTORIA das Linguagens de Programação. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013

IC, Instituto de Computação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013

PACIEVITCH, Yuri et al. INFOESCOLA, Navegando e Aprendendo. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2013

PRIDAYANA. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013

SAP Software & Soluções. Disponível em:

. Acesso em: 09 nov. 2013

WIKIA. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2013


Texto completo: Texto completo em PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.