DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO MULTIPLATAFORMA UTILIZANDO HTML5

Autores

  • Lorenzo Couto Nascimento UNIFENAS
  • Maurício Moreira Júnior UNIFENAS

Palavras-chave:

html5, jogo, multiplataforma

Resumo

O avanço da tecnologia trouxe novas possibilidades para a humanidade e conquistasforam alcançadas, além de abrir oportunidades na área de entretenimento. O cinema eprincipalmente a televisão mudaram a maneira como as pessoas encaravam o mundo. Eos jogos eletrônicos também vêm conquistando o seu espaço no entretenimento,superando as limitações tecnológicas existentes já conseguindo competir com a indústriacinematográfica. Há algum tempo, os jogos eletrônicos são uma das principais atividadesdo entretenimento humano, principalmente entre jovens. E agora, com o a ascensão dosdispositivos móveis, os jogos estão ainda mais presentes no dia a dia da população, tantocomo forma de passatempo e ou como apoio à educação. E a cada dia os jogos estãoganhando mais espaço em diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho tem comoobjetivo a criação de um documento de design de jogo e implementação de um jogofuncional para plataformas desktop. Para garantir que um jogo alcance o maior número deusuários é necessário que este seja multiplataforma. Com isso em mente, para aconstrução do jogo foram escolhidas tecnologias que garantem a funcionalidade emdiversas plataformas sem a necessidade de adaptação. Para isso foi realizado o estudoda tecnologia HTML5 como motor de desenvolvimento, a elaboração do documento dedesign do jogo contendo o enredo e a arte do projeto e a criação de um jogo funcionalpara plataformas desktop. Conclui-se que são necessárias muita dedicação e criatividadeao se desenvolver um jogo e o mercado possui muita demanda de jogos inovadores ecom mêcanicas divertidas. O aumento do uso dos smartphones nos últimos anos e onúmero bilionário de capital gerado na área provam que esta é uma área extremamenteaquecida e que deve ficar em evidência. E por fim, fica claro que o desenvolvimento deum jogo não é trabalho de um programador só. Um time, mesmo que pequeno, melhoraconsideravelmente o ritmo e a qualidade do produto desenvolvido.

Referências

ABRAGAMES. Indústria brasileira de jogos eletrônicos. Disponível em:

http://www.abragames.org/wp-content/uploads/2013/04/Abragames-Pesquisa_2008.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2013.

BASTOS, Elena Dias; GONÇALVEZ, Paola Jenifer Cañete Rodrigues; JÚNIOR, César Roberto de Sousa Loureiro; MORAES, Munir Cheik Kaled de. Máquinas de Estados Finitos Aplicados a Jogos Eletrônicos. Juiz de Fora: Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, 2013.

CLUA, Esteban Walter Gonzalez. Ferramentas necessárias para desenvolvimento de jogos. Campinas: Unicamp, 2004.

CLUA, Eteban Walter Gonzales; BITTENCOURT, João Ricardo. Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

DEMARIA, Rusel; WILSON, Johnny L. High Score! The Illustraded History of Eletronics Games, 2nd Edition. Emeryville: McGraw-Hill/Osborne, 2004.

EGM. Capa: PSP vs. DS. Electronic Gaming Monthly Brasil. Conrad Editora. Jul 2004. Págs. 52-58.

ESA – Entertainment Software Association. Essential Facts About the Computer And Video Game Industry. Disponível em:

http://www.theesa.com/facts/pdfs/ESA_EF_2013.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2013.

ESA – Entertainment Software Association. About us. Disponível em:

<http://www.theesa.com/about/index.asp>. Acesso em: 13 mai. 2014.

ESRB – Entertainment Software Rating Board. About us. Disponível em:

<http://www.esrb.org/about/index.jsp>. Acesso em: 13 mai. 2014.

GAMESPOT. World of wacraft subscribers drop to 77 million. Disponível em: <http://www.gamespot.com/articles/world-of-warcraft-subscribers-drop-to-77-million/1100-6412086/>. Acesso em: 1 nov. 2013.

IDC. Falta de profissionais de ti se agravará no brasil. Disponível em:

http://info.abril.com.br/noticias/carreira/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasildiz-idc-19032013-12.shl>. Acesso em: 18 out. 2013.

KENT, Steven L. The Ultimate History of Video Games: From Pong to Pokémon and Beyond – The Story Behind the Craze that Touched Our Lives and Changed the World. New York: Three River Press, 2001.

KUSHNER, David. Masters of Doom: How Two Guys Created an Empire andTransformed Pop Culture. New York: Random House, 2003.

KISHIMOTO, André. Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos. 2004. Disponível em:

<http://www.programadoresdejogos.com/trab_academicos/andre_kishimoto.pdf>. Acesso em: 5 out. 2013.

LOPES, Gilliard. Máquinas de estados hierárquicas em jogos eletrônicos. Rio deJaneiro: PUC-Rio, Departamento de Informática, 2004

MARIASCH, Steven David Feuerstein. Análise de modelos de documentos de game design e proposta de padrão unificado. São Paulo: Mackenzie, 2011.

MENEZES, Paulo Blauth. Linguagens formais e autômatos 6. Ed. Dados eletrônicos.Porto Alegre: Bookman, 2011.

MORAIS, Felipe Castanheira. Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Belo Horizonte: Uni-BR, Curso de Ciência da Computação, 2009.

MOTTA, Rodrigo L.; JUNIOR, José Trigueiro. Shot game design documento (SGDD) Documento de game design aplicado a jogos de pequeno porte e advergames Um estudo de caso do advergame Rockergirl Bikeway. Campinas Grande: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas FACISA, 2013.

PWC – Price Waterhouse Coopers. Global Entertainment and Media Outlook: 2004-2008. PWC, 2004.

RAMOS, Marcus Vinícius Midena; NETO, João José; VEGA, Ítalo Santiago. Linguagens formais [recurso eletrônico]: teoria, modelagem e implementação. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROUSE, R. Game design: theory & practice. 2nd. ed. Plano: Wordware Publishing, Inc, 2005.

ROVIO. About us. 2013. Disponível em: <http://www.rovio.com/en/about-us/Company>. Acessado em: 13 mai. 2014.

SCHUYTEMA, P. Design de Games: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Cengage learning, 2008.

SEBRAE. Brasil tem o maior mercado de games no mundo em 2011. Disponível em: <http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Alertas/Brasil-tem-o-maior-mercado-degames-no-mundo-em-201>. Acesso em: 18 out. 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos