A MANUTENIBILIDADE COMO FATOR PARA A QUALIDADE DO SOFTWARE

Autores

  • Elias Marques Freire Unifenas
  • Welinton Resende Ferreira
  • Otair dos Reis Venâncio
  • Davidson Gabriel dos Santos
  • José Cláudio de Sousa Reis

Resumo

Este artigo foi desenvolvido baseado na dificuldade das empresas em prestar manutenção ao software desenvolvido, para amenizar essa dificuldade é importante dar atenção á qualidade do software durante seu desenvolvimento. Para atingir tal meta uma atenção especial foi dada aos fatores que influenciam diretamente a capacidade de se prestar manutenção ao software. Para tal foi desenvolvido um software de Banco de Questões para o armazenamento de questões de prova, montagem de avaliações e nele foram aplicadas as métricas de Concisão, Consistência, Instrumentação, Modularidade, Autodocumentação e Simplicidade. E com os resultados obtidos podemos observar como a manutenibilidade foi melhorada.

Referências

BRUSAMOLIN, Valério. Manutenibilidade de Software. Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa – ICESP. Disponível em: http://www.revdigonline.com/artigos_download/art_10.pdf. Acesso em 10/04/2012.

BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO, Gustavo Bueno. Qualidade de Software. Departamento de Informática: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE. Disponível em: <http://www.cin.ufpe.br/~mrsj/Qualidade/Qualidade%20de%20Software.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2012.

CORDEIRO, Marco Aurélio. Manutenibilidade de Software - Site BateByte. Disponível AGUAYO, Maria Teresa Villalobos, GUERRA, Ana Cervigna, COLOMBO, Regina Maria Thienne. Processo de Avaliação da Manutenibilidade de Produtos de Software. Disponível em http://www.angelicatoffano.pro.br/upload_arquivos/pt/A08_3_artigo14730.pdf.

CROSBY, Philip. Quality Withouth Tears. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1984.

GALIN, Daniel. Software Quality Assurance – From the Theory to Implementation. 1. ed. [S.I.]: Pearson Education Limited, 2004.

JURAN, Joseph Moses. Planning for Quality. 4. ed. New York: The free Pass, 1988.

KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de Software: Aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. [S.I.]: Novatec, [2008].

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

RIBEIRO, Adauto Roberto. Empresas brasileiras desenvolvedoras de software: uma avaliação das condições de qualidade e competitividade. 1998. 134 f. Dissertação (Mestre em Economia). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.

RINCON, André Mesquita. Qualidade de Software. Instituto de Informática: Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <http://www.clebertoledo.com.br/blogs/tecnologia/administracao/files/files/Qualidade_de_Software.pdf>. Acesso em: 08 de maio de 2012.

Publicado

2014-11-01

Edição

Seção

Artigos