FERRRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM MATERIAL DOURADO VIRTUAL

Autores

  • Celso de Ávila Ramos Unifenas
  • Laís Cordeiro Silvestre Unifenas
  • Roniéli de Oliveira Silva Unifenas

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Jogo Virtual. Flash. Google Swiffy. JavaScript. HTML 5. Material Dourado.

Resumo

Com o objetivo de incentivar um aluno de educação básica a gostar de aprender Matemática de um jeito simples, fácil e didático, desenvolveu-se uma ferramenta onde um objeto físico foi virtualizado. Munidos de um elemento denominado Material Dourado, com o qual podem ser realizadas as mais diferentes operações e exercícios, decidiu-se transformar o objeto de madeira em instrutivos jogos virtuais, desenvolvidos em Flash e com o auxílio da aplicação web Google Swiffy foi feita a conversão em JavaScript e HTML 5 (HyperText Markup Language 5 ou Linguagem de Marcação de Hipertexto 5). Com interface diversificada para chamar atenção de crianças e adolescentes, os jogos pretendem ser uma alternativa de demonstrar aos estudantes a necessidade de tal aprendizado. Realizando testes em uma turma de alunos do ensino fundamental de educação em tempo integral com 11 e 12 anos, de uma escola estadual da região, foi possível verificar a aceitação do projeto desenvolvido. No contexto deste estudo, é perceptível o quanto trabalhar uma ferramenta interessante para o público alvo, como o computador neste caso, pode os estimular a resolver exercícios que antes eram tidos como a última opção. Tendo um resultado final satisfatório e avaliado pela professora responsável, foi de destaque o fato que estando disponível na Internet, o jogo virtual além de motivar o usuário pela simplicidade de acesso e facilidade de uso, é uma fonte de economia, não sendo necessário um material físico para cada aluno.

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Publicado

2013-11-01

Edição

Seção

Artigos