APLICABILIDADE DA ARQUITETURA MVC EM UMA APLICAÇÃO WEB(WebApps)

Maxmilian Ferreira de Lemos, Patrícia Carvalho Oliveira, Leandro César Ruela, Matheus da Silva Santos, Thallis Carvalho Slveira, José Claudio de Sousa Reis

Resumo


Desde o nascimento da engenharia de software, as empresas de desenvolvimento estão buscando cada vez mais desenvolver softwares de qualidade, dentro do prazo e do orçamento. Para suprir as deficiências encontradas no desenvolvimento, foram criadas novas arquiteturas. O uso de padrões de arquitetura vem sendo fortemente utilizado pelas empresas. Dentre eles, o pattern MVC (Model-View-Controller) é o que mais se destaca. Com o objetivo de explorá-lo, procurou-se abordar as vantagens e as desvantagens, a facilidade no desenvolvimento, a alta manutenabilidade, a testabilidade e o alto reaproveitamento de código. Para alcançar tais objetivos, buscou-se fazer um levantamento bibliográfico em sites e em livros visando à busca de informações para compreender melhor o pattern MVC. Foi desenvolvida uma WebApplication utilizando o Framewok Asp.Net MVC 4.0, possibilitando demonstrar as facilidades na manutenção e no teste de sistema. No processo de modelagem, o pattern MVC requer maior tempo para analisar e para modelar o sistema, o que não é aconselhável para pequenos projetos, porém essencial para grandes projetos cujo controle e cuja organização do desenvolvimento são obtidos de forma eficiente e satisfatória.


Palavras-chave


Pattern MVC. Arquitetura de software. Framework ASP.NET MVC 4.0.

Referências


ALEXANDER, C., ISHIKAWA, S., SILVERSTEIN, M., JACOBSON, M., FIKSDAHL-KING, I., ANGEL, S. A Pattern Language. New York, NY (USA): Oxford University Press, 1977.

BAPTISTELLA, Antônio José. Abordando a arquitetura MVC, e Design Patterns: Observer, Composite, Strategy. Set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 29 agosto de 2013.

BATTIST, Júlio. Criando aplicações em 3, 4 ou n Camadas. Mai. 2003. Disponível em: < http://www.juliobattisti.com.br/artigos/ti/ncamadas.asp>. Acesso em: 30 agosto de 2013.

CODEIGNITER BRASIL. Modelo MVC. Disponível em: Acesso em: 7 Junho de 2013.

CHIBA, Cláudio; NARDI, Alexandre. Desenvolvimento em camadas. Mai. 2007. Disponível em: . Acesso em: 29 julho 2013.

GAMMA, Erich et al. Padrões de Projeto: soluções reutilizáveis de software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

IMASTERS. NATO Software Engineering Conference 1968. Disponível em: Acesso em: 7 Junho de 2010.

LUIZ, Ricardo. Sem boas práticas de engenharia não há agilidade: 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 agosto de 2013.

MACORATTI, José Carlos. Padrões de Projeto: Design Patterns. 15 mai. 2002a. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2013.

______. Padrôes de projeto: O modelo MVC - Model View Controller. 1 Jun. 2002b. Disponível em: . Acesso em: 7 junho de 2013.

______. Comunicação entre as camadas: 3 Camadas e MVC. Disponível em: Adaptado de < http://www.macoratti.net/vbn_mvc5.gif> Acesso em: 7 Junho de 2013.

NAUR, Peter; RANDALL, Brian. Software Engineering: A Report on a Conference Sponsored by the NATO Science Committee. NATO, 1969

OSLO. Modelo mental MVC. Disponível em: Adaptado de

Acesso em: 7 Junho de 2013.

PRESSMAN, Roger. S. Engenharia de software. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

______. Engenharia de software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

¬¬¬¬______. Engenharia de software: Uma abordagem profissional. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2011.

REENSKAUG, Trygve M. H. MVC XEROX PARC.1978. Disponível em: . Acesso em: 7 Junho de 2013.

RIBEIRO, Rubens Takiguti. MVC: a essência e a web. 2013. Disponível em: . Acesso em: 7 junho de 2013.

SANTOS, Isaias et al. Possibilidades e limitações da arquitetura mvc (model – view – controller) com ferramenta ide (integrated development environment). 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, Mg.

SILVA, Thiago F. MVC não é sobre camadas. Jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 agosto 2013.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.

SOUZA, Cleidson. Padrões de software (Software Patterns). Disponível em: . Acesso em: 30 maio de 2013.

ZEMEL, Tárcio. MVC (Model – View – Controller). 2009. Disponível em: . Acesso em: 7 Junho de 2013.


Texto completo: Texto completo (PDF)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.