Banco de dados distribuídos em aplicações web

D.C. CONSOLINI, F.D.R. SOUZA, M.C. SOUZA, R.H.P SILVA, José Cláudio de Souza REIS

Resumo


As redes de computadores são cada dia mais necessárias no cotidiano das empresas. Para que toda empresa possa ter suas informações, faz-se o uso de um sistema distribuído de dados. Entende-se que um sistema de banco de dados, para atender a necessidade do usuário, é necessário que o mesmo seja planejado de forma organizada e estruturada, afim de que consiga as informações contidas no banco de dados.

Como a tendência de qualquer empresa é trabalhar com grande volume de dados surge à tecnologia da disponibilização de dados feita de forma distribuída, evitando a lentidão do sistema. O objetivo deste trabalho é implementar uma aplicação web utilizando banco de dados distribuídos que sempre mantenha a disponibilidade dos dados.

Na forma distribuída, podemos ter um esforço bem menor de processador, agilidade no sistema, facilidade de compartilhamento, manutenção mais barata entre outras qualidades. Uma ferramenta de grande importância no desenvolvimento é a replicação dos dados, que consiste em distribuir o banco de dados principal para bancos secundários visando melhor desempenho do sistema.

Desenvolveu-se usando programação C#/.NET em banco de dados MS-SQL Server com as ferramentas de replicação. Obtiveram-se resultados que permitem observar que o sistema de banco de dados distribuídos favorece de todas as maneiras um sistema computacional, proporcionando ao usuário maior qualidade e confiabilidade tanto na área administrativa, quanto na área tecnológica.


Palavras-chave


banco de dados distribuído, SQL Server, Web

Apontamentos

  • Não há apontamentos.