Composição de Web Services e implementação em tecnologia Microsoft

Geyson Andrade LEMOS, Haroldo Oliveira SANTOS, Igor César Carletto SILVEIRA, José Cláudio de Souza REIS

Resumo


A popularização da internet se deu nos anos 90, as tecnologias até então permitiam conectar-se a um site e fazer download do conteúdo. Novas tecnologias vão surgindo, permitindo uma maior integração entre as variadas aplicações e serviços disponibilizados na web.  Este novo modelo de aplicações e serviços deve tratar tarefas complexas, disponibilizando serviços distribuídos que utilizem interfaces de acesso simples e bem definidas. Estes são conhecidos como web services.

Determinados serviços são inviáveis de se implementar nas empresas, fazendo necessário o uso de serviços externos. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a grande utilidade e facilidade do uso de web services no cenário atual no desenvolvimento de softwares.

Utilizando de alguns exemplos de desenvolvimento e utilização de web services, colocando-os em funcionamento através de um e-commerce de web services, onde os mesmos sendo comercializados e utilizados por outras aplicações web. Utilizando a plataforma Microsoft Visual Studio .NET, e banco de dados SQL Server. Com os resultados obtidos conclui-se que a utilização de web services facilita o desenvolvimento de aplicações nas empresas, aumentando a confiabilidade e a agilidade, pois os web services utilizados são previamente testados e possuem um alto nível de qualidade e segurança, além de funcionarem em sistemas distintos.


Palavras-chave


agilidade, Web Services

Apontamentos

  • Não há apontamentos.