Computação em nuvem: possíveis cenários

Hugo Leonardo Terra de OLIVEIRA, Jonathan Pereira de SOUZA, José Cláudio de Souza REIS

Resumo


Hoje, existe um cenário em que todos os setores de Tecnologia de Informação são responsáveis pelo processamento, pelo gerenciamento, pelo monitoramento, pela manipulação e pela manutenção de toda infraestrutura computacional existente. Dessa maneira, grandes empresas de tecnologia investiram enorme quantidade de recursos para a criação de centro de dados com alto poder de armazenamento, de processamento e de disponibilidade. Essa solução é denominada computação em nuvem.

Desde a primeira geração de computadores até os tempos atuais, o computador passou por um processo de evolução, fazendo com que o mesmo poder computacional da época fosse conseguido utilizando-se menos componentes de hardware. Com todo esse avanço da tecnologia e com a popularização da Internet, surgiram as empresas prestadoras de serviço de computação em nuvem. Essas empresas libertam os utilizadores de complexidades que potencialmente poderiam ser bastante problemáticas e atordoantes.

Com a computação em nuvem, é possível tratar de forma independente, as complexidades de front e back Office, a utilização de computação sob demanda onde o cliente tem a possiblidade de aumentar todo seu poder de processamento com simplicidade e baixos investimentos. Para demonstrar o uso, foi elaborado um diário de viagem que armazena postagens de imagens demonstrando toda teoria de Computação em Nuvem exposta.


Palavras-chave


Azure, computação nas nuvens, Microsoft

Apontamentos

  • Não há apontamentos.