Reengenharia de um Sistema de Gerenciamento de Atividades Lúdico-Educacionais e Implementação de Jogos Didáticos

Autores

  • Elaine Cristina FRANCO
  • Etiene Cristina Rocha SILVA
  • Vera Aparecida FIGUEIREDO
  • Marcos Alberto CARVALHO
  • Marly Moreira DIAS

Palavras-chave:

jogos didáticos, lúdico

Resumo

A tecnologia tem mudado dia a dia a forma de pensar da sociedade. O avanço acelerado e a quantidade de realizações, que são obtidas a partir dessas tecnologias, faz com que a sociedade viva esperando soluções para diferentes âmbitos.O computador é um instrumento facilitador que difunde informações e conhecimento. Inserido ao ambiente educacional, é utilizado, na maioria das vezes, como fim educacional, e não como um meio para a educação. Os jogos educacionais têm por finalidade inserir novos conhecimentos e ou reforçar os conhecimentos obtidos em sala, fazendo do computador um meio para educar.Em trabalhos anteriores dos alunos da Faculdade de Ciência da Computação da Unifenas, foram  desenvolvidos softwares para gerenciar jogos educacionais, e, assim, prover a estimulação da aprendizagem. O primeiro, usando o modelo Cliente/Servidor, porém o mesmo não é  compatível com as necessidades que as constantes mudanças da informação impõem, uma vez que todos os softwares clientes precisam ser atualizados a cada alteração da aplicação. Já o segundo trabalho, resolveu o problema de gerenciamento e funcionalidade. Foi implementado um sistema web para gerenciar softwares educacionais. Na Internet, o educador pode preparar a aula, e utilizando o mesmo software os alunos têm acesso ao jogo.O propósito do presente trabalho é fazer deste software uma ferramenta que possa ser utilizada  entro da realidade de cada educador como auxílio pedagógico. Para tal, o software será reescrito, utilizando o Visual Studio .Net 2005 em conjunto com a linguagem C Sharp e serão adicionados  recursos que auxiliam o professor na criação e gerenciamento de suas aulas. Serão acrescentados ainda dois jogos, para maior enriquecimento. Com isso, espera-se que, tanto o aluno como o professor, possam obter um excelente aproveitamento desta ferramenta.

Publicado

2009-11-08

Edição

Seção

Resumo