Construção de sites adotando padrões Web

Antônio Carlos Ferreira JÚNIOR, Bruno Barbosa de SOUZA, Cláudio Henrique BRANDÃO, Fernando Lucas ALVARES, Renato SILVA, Rogério Willian Fernandes BARROSO, José Cláudio de Sousa REIS

Resumo


A falta de padronização de sistemas de informação WEB (WEB sites) é um grande problema enfrentado. Além de piorar a dinâmica da WEB, tornando o carregamento desses sistemas mais demorado e dificultando o entendimento dos mesmos por parte dos desenvolvedores e ou até mesmo pelos usuários finais, também trazem problemas quanto à acessibilidade, visto que pessoas com algum tipo de deficiência necessitam da utilização de dispositivos específicos, que funcionam se e somente se, os sistemas utilizarem desses padrões.

As informações sobre esses padrões estão disponíveis no site do próprio órgão que regulamenta esse tipo de comunicação, o W3C. Neste trabalho, foi criado um sistema de informação, demonstrando a utilização de alguns desses padrões, enfatizando como se deve estruturar um WEB site e também técnicas de posicionamento dos elementos contidos no sistema sem a utilização de tabelas (Tableless).

Os resultados obtidos permitem observar que os sistemas de informação WEBdesenvolvidos seguindo esses padrões, ficam menos demorados, de fácil manutenção, e com maior compatibilidade com os diversos navegadores existentes, além de dispositivos mais específicos, como: celulares, SmartPhonesHandHelds, leitores de Tela, interpretadores braille. Porém é preciso uma maior utilização dos padrões para que possamos ter uma WEB mais semântica.


Palavras-chave


acessibilidade, padrões Web

Apontamentos

  • Não há apontamentos.