Desenvolvimento ágil com Ruby on Rails

Jorge Miguel Moura Leite SILVEIRA, José Cláudio de Sousa REIS

Resumo


O desenvolvimento ágil de aplicações Web é um quesito necessário para as empresas atualmente, e o Ruby on Rails, plataforma de desenvolvimento Web, vem com o objetivo de sanar esta necessidade, trazendo um desenvolvimento rápido e produtivo, através de uma linguagem fácil e simples, e um framework completo e eficiente. A crescente demanda de tecnologias para o desenvolvimento ágil, leva o presente trabalho a mostrar, através do desenvolvimento de uma aplicação Web, porque Ruby on Rails se sobressai no desenvolvimento ágil, em relação à plataforma mais usada atualmente, a Dotnet, da Microsoft.

Esta aplicação em questão, desenvolvida em ambas as plataformas para efeitos de comparação, desde sintaxe à quantidade de código digitada pelo desenvolvedor, é um simples Blog, criados a partir de um mesmo modelo de dados. Este trabalho, também mostra as vantagens e desvantagens do Ruby on Rails sobre seu principal concorrente, o Dotnet.

Os resultados obtidos em ambas as plataformas são descritos no desenvolvimento dos projetos, e comparados para se chegar a uma conclusão sobre o uso das duas plataformas. Este estudo concluiu que, embora a plataforma Ruby on Rails seja mais eficiente para o desenvolvimento de aplicações ágeis, ela é limitada se compara com a plataforma Dotnet, que além de desenvolvimento Web, possui diversos recursos para o desenvolvimento de aplicações locais e  para celulares.

Concluiu-se também, que a plataforma Ruby on Rails só foi mais produtiva por causa do uso de arquitetura de desenvolvimento MVC, que é, além de exageradamente simples, muito bem desenvolvida e organizada, colocando de vez, a arquitetura Web Forms com Code Behind, utilizada pela plataforma Dotnet, em posição de ultrapassada.


Palavras-chave


Desenvolvimento ágil, Ruby on rails

Apontamentos

  • Não há apontamentos.