A BIOFOTOGRAMETRIA PARA DETECÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS DE COLUNA

Danielly Fernanda Lopes, Jefferson dos Santos Alexandre, Marcelo de Lima Gomes, Francisco Donizeti Vieira Luz

Resumo


Este trabalho tem, como principal finalidade, desenvolver uma ferramenta que auxilie os profissionais da saúde e pesquisadores, automatizando a difícil tarefa de identificar anomalias através de medidas antropométricas em imagens digitais, utilizando a técnica de quantificação da imagem que consiste em converter a imagem em uma matriz ou vetor de inteiros e obtêm as medidas através dos pontos demarcados pelo usuário utilizando uma escala definida pelo mesmo, onde converte-se a quantidade de bits em cm.

Seguindo diversos conceitos de processamento de imagens como detecção de bordas e segmentação de pixels e a técnica de quantificação obtem-se então um resultado satisfatório, possibilitando aos profissionais da saúde escolher pontos importantes da anatomia humana como: lordose lombar, acrômio, pavilhão auditivo, angulação da coluna toráxica, entre outras, que serão feitas as respectivas avaliações, fornecendo os resultados em cm e em graus.

Conclui-se que com o uso da linguagem C# e a classe Bitmap do Namespace System.Drawing facilitou o processo de conversão de pixel para se criar um vetor de bits de maneira prática, eficiente e rápida, mostrando a linguagem C# como uma poderosa ferramenta para o processamento de imagens.


Palavras-chave


Biofotogrametria; detecção de bordas

Referências


BARAÚNA, Mário Antônio; RICIERI, Denise. Biofotogrametria: Recurso diagnóstico do fisioterapeuta. Fisionet. [200-?]. Disponível em: . Acesso em: 13/07/2011.

BOA SAÚDE, ARTROSE. UOL. 01 ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2010.

CENTRO ESTADUAL DE PESQUISA, SENSORIAMENTO REMOTO E METEOROLOGIA – CEPSRM. Processamento Digital de Imagens. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:. Acesso em: 13/07/2011.

DEFORMIDADES. Ortopedia madeira. Disponível em: http://www.ortopediamadeira.org/deformidades.htm>. Acesso em: 04 nov. 2010.

INSTITUTO DE TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL. Cti Vertebral. Disponível em:. Acesso em: 04 nov. 2010.

MARQUES FILHO, Ogê; NETO, Hugo Vieira. Processamento Digital de Imagens. 1 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 1999.

LOPES, Álvaro Junior; LOPES, Rodrigo da Silva. Processamento de Imagens na Medicina. 2010. 49 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Faculdade de Ciência da Computação da Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas.

MARTINS, Cristiano Costa; MARTINS, Jane Godoy Rodrigues. Mensuração dos ângulos da convexidade torácica e da concavidade lombar através da biofotogrametira. 2006. 32 p. Monografia (Graduação em Fisioterapia) – Faculdade de Fisioterapia da Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas.

MOURA, W. E. M. Análise Postural dos Agentes Comunitários de Saúde Através do Método da Biofotogrametria Computadorizada. Centro Universitário de Caratinga, Caratinga, p. 19, Maio 2006. Disponível em:. Acesso em: 19 out. 2010.

Pesquisa Científica. Disponível em:.Acesso em: 19 out. 2010.

Processamento de Imagens. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2010.

SANTOS, M.. Hérnia de Disco: Uma Revisão Clínica, fisiológica e preventiva. Revista Digital. Out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2010.

VERDERI, Erica. Programa de Educação Postural. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2005.

WOLLF. O que é cifose. Jornal livre. Disponível em: . Acesso em: 13/07/2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.