TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA LEITURA DE TEXTO DIGITAL NO MÉTODO BRAILLE

Autores

  • Kelry Azevedo Fernandes Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS
  • Roney Braz Rodrigues Universidade José Do Rosário Vellano - UNIFENAS
  • Celso de Ávla Ramos Universidade José Do Rosário Vellano - UNIFENAS

Palavras-chave:

Arduino, Internet das Coisas, Microcontrolador, Inclusão Social

Resumo

Com o crescimento constante de dispositivos que agora se conectam a internet surgiu o conceito de “Internet das Coisas”, que exigiu o desenvolvimento de várias formas de gerenciamento. Neste projeto será discutido sobre os métodos e recursos computacionais utilizados na realização de estudos voltados para inclusão social de pessoas com deficiências visuais, com o objetivo de desenvolver um sistema capaz de traduzir textos para o Braille. Para tanto, foi utilizada a plataforma Arduino, juntamente com sua interface de comunicação IDE, solenóides, entre outros materiais. Os textos digitais serão transformados em células Braille e enviados através de comandos para os atuadores que adaptado em um mouse para oferecer mais apoio durante a leitura da matriz de micro-rele personalizado com equipamento que possibilitou o perfeito funcionamento desses atuadores na criação da célula Braille. O sistema poderá ser utilizado em áreas diversas como Educação, lazer, saúde, artes, possibilitando a inclusão de pessoas com deficiências visuais no meio tecnológico, o equipamento torna-se viável pelo seu baixo custo e possibilidade de ser adaptado e modelado de diversas formas. Espera-se que esse material possa ser uma base para novos projetos, sendo integrado com à internet atuando como Gadget.

Referências

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Tecnologia Assistiva. Porto Alegre - RS, 2013.Disponível em: < http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html >. Acessado em: 19 de Outubro de 2017.

CANEJO, Elizabeth. Apostila introdução ao Sistema Braille.Rio de Janeiro. Laboratório de Pesquisa, Estudo e Apoio à participação e à diversidade em educação. Lapeade. COPYRIGHT, [2005] p. 01-19.[Documentos]. Disponível em:<http://www.lapeade.com.br/publicacoes/documentos/Apostila%20Braille.pdf>. Acessado em: 10 de Outubro de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Especial. Brasília: SEESP, 2006. 106 p.

EMMANUEL, João D’Alkmin Neves ; CELESTE, Humberto Innarelli (Coautor), Preservação digital: A gestão arquivística de documentos digitais em sua fase permanente. Revista Tecnológica da Fatec Americana, São Pulo, v. 1, n. 1. 2013. Neves. Disponível em: < http://fatec.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/2/10 > Acessado em: 16 de Outubro de 2017.

NEMA, Public Policy, National Electrical Manufacturers Association. NEMA, Virgínia, 1926. Disponível em:<https://www.nema.org/pages/default.aspx> Acessado em: 16 de Outubro de 2017.

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos