MÁQUINA DE ESTADOS FINITA EM JOGOS 2D

Autores

  • Rafael José Gonçalves Universidade José do Rosário Vellano - Câmpus Alfenas

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Comportamento autônomo, Máquina de estados finita, Jogos 2D.

Resumo

Esse artigo científico apresenta uma das diversas técnicas de inteligência artificial para jogos 2D e possui como objetivo mostrar os elementos básicos para desenvolvimento do comportamento autônomo de um personagem em um jogo. Embora existam diversas técnicas para criação de comportamentos autônomos quando se trata de jogos, a pesquisa busca mostrar à eficiência de uma das técnicas mais tradicionais utilizadas. A elaboração da pesquisa ocorreu por intermédio de levantamento teórico em livros e documentação online na área e o desenvolvimento da aplicação foi realizado com à engine de jogos Unity. Esses materiais foram importantes para compreensão e entendimento no assunto. A Máquina de Estados Finita desenvolvida apresenta ao todo sete estados, que funcionam levando em conta o nível de saúde no qual o personagem se encontra, tendo este um comportamento mais agressivo em relação ao jogador, conforme seu nível de saúde fica menor. Foi possível identificar a facilidade em se desenvolver comportamentos autônomos com a classe State Machine Behaviour do Unity, além da possibilidade de combinação com outras técnicas de inteligência artificial para geração de um comportamento mais interativo. Esses pontos observados servirão de base para novos projetos e aprofundamento de pesquisas em oportunidades futuras.

Biografia do Autor

Rafael José Gonçalves, Universidade José do Rosário Vellano - Câmpus Alfenas

Acadêmico do curso de Ciência da Computação

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos