Aplicação de Sistema Distribuído para otimização do treinamento para o reconhecimento de voz

Luiz Carlos Caixeta FERREIRA, Michelle NERY, Amarildo Martins de MATTOS, Celso de Ávila RAMOS

Resumo


A demanda crescente e contínua por maior poder de processamento tem ocupado um papel central na história da Computação. Uma tendência observável, é que as exigências de poder computacional da parte de cientistas e engenheiros acham-se sempre um passo à frente da capacidade oferecida pela indústria tecnológica.
Com isso, surge a necessidade de um contínuo aumento em disponibilizar recursos computacionais com um elevado grau de eficiência. Assim, a computação distribuída consiste em adicionar o poder computacional de diversos computadores, interligados por uma rede de comunicação, ou mais de um processador, trabalhando em conjunto no mesmo computador, para processar colaborativamente determinada tarefa de forma coerente e transparente, ou seja, como se apenas um único e centralizado computador estivesse executando a tarefa.
A união de diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas é conhecida como sistema distribuído. Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação distribuída, para tentar otimizar o tempo de treinamento para reconhecimento de voz, pois o treinamento se trata de uma tarefa complexa, que tem um alto custo computacional em nível de processamento e tempo.
Devido a essas características do treinamento, surgiu a idéia da criação de uma aplicação que permita a distribuição de tarefas por uma rede de computadores, a fim de que haja um aumento no poder de processamento e, conseqüentemente uma otimização do tempo de espera por resultados.
A aplicação se divide em módulo cliente e módulo servidor, onde o módulo servidor irá gerenciar vários clientes distribuídos pela rede de comunicação. Devido a essa arquitetura ainda há uma otimização no gerenciamento das tarefas, otimizando a organização e análise de resultados.
A aplicação poderá não somente ser utilizada para o treinamento para o reconhecimento de voz, mas poderá ser utilizada para qualquer outra aplicação do mesmo porte.

Palavras-chave


reconhecimento de voz, sistemas distribuídos

Apontamentos

  • Não há apontamentos.