WEBSITE EMPRESARIAL COM ARQUITETURA MVC UTILIZANDO DDD E ANGULARJS

Aurélio Miguel dos Santos Barbosa, Diogo Cesarini Vitor, Hiago Arthur Frenhan Silva, Nivaldo Gonçalves Queiroz Júnior, Rodrigo Ademir Ribeiro, Jaqueline Corrêa Silva de Carvalho, Franciso Donizeti Vieira Luz

Resumo


Projetar um website empresarial, sendo realizado com a arquitetura MVC (Model View Controller), aliado a metodologia de design DDD (Domain Driven Design) para a criação do back-end, e o framework AngularJS para a interface do usuário (front-end). Motivado pela crescente evolução na forma com que estão sendo realizados projetos web, onde em sua maioria são estruturados seguindo os conceitos das camadas da arquitetura MVC. A estrutura bibliográfica foi em sua maioria fundamentada com artigos e pesquisas realizadas na internet, no interesse de obter conhecimento sobre tecnologias e arquiteturas que são dominantes no desenvolvimento de web sites empresarias no contexto atual. Concluiu-se com as pesquisas relacionadas ao tema, que para o desenvolvimento web, a arquitetura MVC sendo bem estruturada é a que obtém melhor desempenho, tanto no quesito do resultado final, quanto para a facilidade de quem está desenvolvendo. O projeto fica mais bem estruturado, facilitando a construção e a manutenção, tanto para quem projetou quanto para outro desenvolvedor que posteriormente tem que realizar alguma manutenção, isso ocorre em razão das camadas dividirem as funções em classes e pastas diferentes.

Palavras-chave


MVC, desenvolvimento web, web site empresarial, DDD, angularjs

Referências


ALVES, Tiago Bento. Entity Framework code-first. 2013. Disponível em: Acesso em: 12/ Julho/ 2016.

BAPTISTELLA, Adriano José. Abordando a arquitetura MVC, e Design Patterns: Observer, Composite, Strategy. 2009.Disponível em: Acesso em: 5/ Fevereiro/ 2016.

BASTOS, Daniel Flores. O que é Model-View-Controller (MVC)?. 2011. Disponível em: Acesso em: 5/ Fevereiro/ 2016.

GAMMA, Erich et al. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

LAMIN, Jonathan. MVC – O padrão de arquitetura de software. 2012.

Disponível em: Acesso em: 16/ Julho/ 2016.

LEMOS, Maximilian Ferreira de et al. Aplicabilidade da arquitetura MVC em uma aplicação web (WebApps). RE3C-Revista Eletrônica Científica de Ciência da Computação, v.8, n.1, p.1-17, nov.2013.

MACORATTI, José Carlos. Entity Framework – apresentação e arquitetura. 2015. Disponível em: Acesso em: 14/ Fevereiro/ 2016.

PIRES, Eduardo. Desenvolvimento Web com .Net – MVC x WebForms. 2012. Disponível em: < http://www.eduardopires.net.br/2012/07/desenvolvimento-web-mvc-x-webforms/>Acesso em: 17/ Julho/ 2016.

ZACCANINI, Rafael.O que é e por que utilizar o ASP.NET MVC?.2010. Disponível em: Acesso em: 17/ Julho/ 2016.

ZEMEL, Tárcio. MVC (Model – View – Controller).2009. Disponível em: Acesso em: 20/ Fevereiro/ 2016.


Texto completo: Versão PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.