APLICAÇÃO DO FAST DATA NO MARKETING DO COMÉRCIO ATUAL

Autores

  • Alisson Dias Unifenas
  • Cézar Augusto Santos Unifenas
  • Diego Freire Aprigio Unifenas
  • Dyonatan Jeferson Celestino Unifenas
  • Celso de Ávila Ramos Unifenas

Palavras-chave:

Fast Data, Comercio, Big Data

Resumo

Este artigo propõe o desenvolvimento de uma aplicação mobile utilizada no marketing do comércio, buscando utilizar de informações em tempo real para capitar clientes. A aplicação fica ligada a um servidor online sondando se existem novos registros e lança ao usuário notificações de acordo com sua posição naquele instante. Tais notificações trazem a informação de quais estabelecimento estão com eventos comerciais quem podem ser do seu interesso naquele instante provendo um estreitamento do comerciante e seu possível consumidor. A aplicação foi desenvolvida baseada no conceito fast data que tem seu fundamento no aproveitamento de informações geradas em tempo real evitando desperdício de informação. Além disso uma interface web é oferecida para que o comerciante possa se cadastrar e cadastrar eventos comerciais. A parte mobile foi desenvolvida em Java e a web desenvolvida em C# asp.Net. O uso em conjunto da aplicação mobile com a web fornece um meio a mais para o comerciante divulgar seu produto. A aplicação se mostrou eficiente e seu uso indicado aumentando o número de opções na hora de chamar a atenção de clientes para a compra.

Referências

LEME, Arthur. "Fast Data e a análise de dados em tempo real"; Onoffre Consulting. Disponível em <http://www.onoffre.com/artigos/2015/9/11/fast-data-e-a-anlise-de-dados-em-tempo-real>. Acesso em 8 de setembro de 2015.

GRUPO UNEAR. Fast Data: A evoluçãp (e revolução) do Big Data. Disponível em: <http://unear.net/post/fast-data-a-evolucao-e-revolucao-do-big-data/> Acesso em: 30 de out. 2016

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12ª ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2006.

SILVA, Z. C. D. Dicionário de marketing e propagand". Rio de Janeiro: Pallas, 1976. 200 p.

SOUSA, Rainer Gonçalves. História do Comércio. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-do-comercio.htm>. Acesso em 14 de setembro de 2015.

TORRES, Claudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2016-11-03

Edição

Seção

Artigos