A PRIMEIRA FASE DO TRIBUNAL DO JÚRI

Authors

  • Bárbara Azevedo Soares Universidade José do Rosário Vellano
  • Nivia Silva Pacheco Universidade José do Rosário Vellano

Keywords:

Direito, Direito penal, Tribunal do Júri

Abstract

RESUMO O presente artigo científico tem por objeto de pesquisa discorrer acerca da primeira fase do Tribunal do Júri no Processo Penal. Após sucinto histórico da origem, passando pelo surgimento do Tribunal do Júri no Brasil, adentraremos em seus princípios basilares e nos procedimentos da sua primeira fase. Sendo apresentado por fim, considerações finais do estudo realizado sobre tema tão relevante e determinante em nosso ordenamento jurídico.  

References

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

Bisinotto, Edneia Freitas Gomes. Origem, História, principiologia e competência do Tribunal do Júri. Disponível em http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9185. Acesso em 27 de mar. de 2017.

Brammer, Matheus Patussi. O tribunal do júri: uma análise acerca de seus fundamentos, características e funções. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16872&revista_caderno=22. Acesso em 28 de mar. de 2017.

CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

GRINOVER, Ada Pellegrini; ARAÚJO-CINTRA, Antônio Carlos; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo.31.ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

Marco, Vilson de. O novo rito do Tribunal do Júri segundo a Lei. 11.689. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=4199.> Acesso em 28 de mar. de 2017.

Ventura, Denis Caramingo. O princípio "in dúbio pro societate" não é compatível com o Estado Democrático de Direito, em que a dúvida não pode autorizar uma condenação, colocando uma pessoa no banco dos réus. Disponível em:<http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9548/In-dubio-pro-societate-no-Tribunal-do-Juri.> Acesso em 02 de maio de 2017.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de processo penal e execução penal, Processo Penal. 11ª edição. São Paulo: Atlas, 2004.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.2004.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal,11ªedição . Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014.

PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal.21.Ed. São Paulo: Atlas, 20017.

RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 8. Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

Published

2017-11-30

Issue

Section

ARTIGOS