Terrorismo no Brasil

Ana Alice Viana Dias

Resumo


O presente artigo objetiva desvendar o que é o terrorismo no mundo moderno, vez que tal prática, apesar de extremamente comentada e condenada, principalmente pela mídia mundial, não encontra um conceito bem definido nas várias tentativas de acordos antiterrorismo entre nações.No Brasil hoje há uma tentativa de tipificação do terrorismo no projeto do nosso novo código penal, o que seria providencial, vez que o país é signatário de vários desses acordos internacionais que repudiam tais práticas, além da previsão Constitucional de repúdio ao Terrorismo. Tipificar o Terrorismo coloca o Brasil em situação confortável perante as várias nações signatárias conjuntamente dos citados acordos internacionais. Ao longo do texto há uma breve reconstituição da história no sentido do surgimento do terrorismo nos primórdios da humanidade.A Constituição da República, a Lei de Segurança Nacional e a Lei de Crimes Hediondos tentam combater o terrorismo, porém, na falta de tipificação legal ou sequer conceituação, nossas normas falham em reprimi-lo.

Palavras-chave


Terrorismo. Terror.

Referências


AZEVEDO, Gislaine Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Terrorismo: um conceito muito empregado e pouco explicado. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

BARROS FILHO, Mário Leite de. Atentado terrorista no Brasil: uma tragédia anunciada. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

BITENCOURT, Cezar Roberto. No Brasil não há terrorismo: tipificá-lo como crime é abusivo. Disponível em: . Acesso em 09 de mar. de 2015.

CARVALHO, Leandro. Terrorismo. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

DICIONÁRIO de português on-line. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: nova fronteira, 1999.

FREITAS, Hermano. Brasil deve se tornar alvo de terrorismo, diz especialista. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

GAGLIARDI, José Renato. Terrorismo no Brasil: a importância de tipificação ainda não contida no ordenamento jurídico brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2015.

LEITE, Paulo Moreira. “Entrevista com Celso Amorim para a revista Veja.” Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2015.

LORENZONI, Onyx. Brasil, atos terroristas e lei antiterror. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

MAZETTO, Francisco de Assis Penteado. O terrorismo na história. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2015. MEDEIROS, Paulo Rogério Farias. Terrorismo no Brasil. Uma análise jurídica. Disponível em: . Acesso em 09 de mar. de 2015.

ROMANO, Rogério Tadeu. O crime de terrorismo no anteprojeto do código penal. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

STF decidirá se terrorismo é crime no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2015.

TAQUES, Pedro. Parecer de 2013 da comissão temporária de estudo da reforma do código penal. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.