O constante enfrentamento policial ao crime e a precíproca evolução do fluxo migratório da criminalidade

Authors

  • Luciano Fernandes Guilherme Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Keywords:

Enfrentamento do crime. Fluxo migratório do crime

Abstract

O presente estudo pretende avaliar, mostrar e demonstrar, o impacto causado pela labuta policial no enfrentamento do crime. Buscaremos responder algumas perguntas, tais como: Qual o tipo de mudança ocorrida? O que levou,in tese, ao inicio dos crimes violentos em um lugar fora dos grandes centros urbanos? O que levou ao processo de fluxo migratório do crime? Com o labor da nova equipe policial, foi perceptível notar se houve redução das ações criminais? Como foi essa redução, duradoura ou passageira? O que foi possível verificar após um lapso temporal? Estas ações criminosas permanecem longe do local de estudo em questão? A pesquisa se faz por meio da observação e levantamentos in loco, na função policial, praticada com uso de ferramentas que são disponibilizadas pelo Estado, poder público local (município) e auxiliado pela população, consegue efetuar um surpreendente labor repressivo e investigativo, dando subsídios ao judiciário para a persecução da ação penal. Verificou-se a migração do crime e a sensível diminuição do poder de sedução da vida criminosa diante do potencial infrator, vislumbrado anteriormente pela promessa de ganhos rápidos e da impunidade. O apelo da sociedade por segurança pública e extinção da criminalidade encontra-se distante de ser atingido, tendo em vista que o crime não acaba, migra da localidade onde o combate se mostra mais eficaz em busca de locais menos vigiados e protegidos.

Author Biography

Luciano Fernandes Guilherme, Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Bacharelando do 8º período do curso de Direito da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.

References

AMARAL, João Carlos. Disponível em: <http://www.joaocarlosamaral.com.br/index.php?archives=Abril-2007>. Acesso em: 04 set. 2014.

CIVITA, Victor. A Agressividade por Aldo Calanca, psiquiatra. Enciclopédia da luta contra o Crime. São Paulo: Editora Abril, [1974].

FÓRUM SEGURANÇA. Disponível em: <http://www2.forumseguranca.org.br/>. Acesso em: 10 set. 2014.

NOTÍCIAS R7. PM investiga migração de crimes da capital para o interior de SP. Disponível em: <http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/pm-investiga-migracao-de-crimes-da-capital-para-o-interior-de-sp-20111203.html>. Acesso em: 20 set. 2014.

Published

2016-11-11

Issue

Section

ARTIGOS