À procura da verdade

Authors

  • Edilasir Altina de Araújo Afonseca Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Keywords:

Processo penal. Verdade. Tortura.

Abstract

Este trabalho trata do desenvolvimento dos procedimentos adotados pelo processo penal na sua tarefa precípua, que é a de revelar a verdade real de eventuais fatos criminosos. São descritos alguns dos meios de prova utilizados durante a Idade Média, época em que o grande objetivo do processo era obter a confissão do réu. Mostra, também, os avanços obtidos no Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988 e a criação de leis voltadas para o aprimoramento das condutas processuais penais. Por outro lado, ressalta que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que os princípios que regem o processo penal sejam, na prática, verdadeiramente observados.

Author Biography

Edilasir Altina de Araújo Afonseca, Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Bacharelanda do 5º período do curso de Direitoda Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

References

FASANO, Bruna. Tortura e superlotação em presídios são problemas endêmicos no Brasil, aponta ONG internacional. In: REVISTA VEJA. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/tortura-e-superlotacao-em-presidios-sao-problemas-endemicos-aponta-ong-internacional/>. Acesso em: 25 abr. 2015.

GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. São Paulo: Saraiva, 2012.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA. Crime de tortura: 32 agentes penitenciários e três diretores da Cadeia Pública são denunciados. Disponível em: < http://mp-ba.jusbrasil.com.br/noticias/2668884/crime-de-tortura-32-agentes-penitenciarios-e-tres-diretores-da-cadeia-publica-sao-denunciados>. Acesso em: 25 abr. 2015.

PAIVA, Gabriel de. ONG de direitos humanos denuncia torturas praticadas por policiais e agentes penitenciários. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/ong-de-direitos-humanos-denuncia-torturas-praticadas-por-policiais-agentes-penitenciarios-13406208>. Acesso em: 24 abr. 2015.

ROCHA, Fernando Santana. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-17/oab-condena-vazamentos-da-operacao-lava-jato-processo-penal-nao-e-politica.html>. Acesso em: 25 abr. 2015.

SANTOS, Ítalo Demarchi dos. A história do processo penal. Disponível em: <http://phmp.com.br/artigos-e-publicacoes/artigo/a-historia-do-processo-penal/>. Acesso em: 14 fev. 2015

Published

2016-11-10

Issue

Section

ARTIGOS